Google
Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007

Prolongamento do horário no 1º ciclo ameaça IPSS´s

O prolongamento do horário das escolas do primeiro ciclo diminuiu em cerca de 10% o número de crianças inscritas nas Actividades de Tempos Livres (ATL) geridas por instituições de solidariedade, obrigando ao encerramento de 30.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, afirmou que «cerca de três dezenas de instituições que asseguravam ATL tiveram de fechar e, se não houver uma alteração da forma como são tratadas, o futuro será muito sombrio no próximo ano lectivo».


A CNIS realizou um estudo junto de 461 instituições particulares de solidariedade social (IPSS), aproximadamente um terço das que promovem actividades de tempos livres, tendo 40% admitido a possibilidade de ter de vir a fechar portas em 2007/2008.


Temendo uma diminuição do número de crianças em função do prolongamento do horário das escolas, obrigadas a funcionar mais duas horas por dia para proporcionar actividades de enriquecimento curricular, as IPSS readaptaram este ano lectivo a oferta de serviços para compensar o decréscimo.


Além de garantirem actividades de tempos livres durante as férias escolares, os mais de mil centros geridos por estas instituições asseguram também a ocupação dos alunos antes do início das aulas, a partir das 07:30, e depois do período de actividades extracurriculares, entre as 17:30 e as 19:30.

Categorias: