Google
Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2007

Concurso Nacional de Jornais Escolares

Promovido pelo projecto Público na Escola, este ano a iniciativa tem como tema "Ler na Escola e no Mundo do séc. XXI. Como? Quando? Onde? Porquê?"


O objectivo, como explica Eduardo Jorge Madureira, director pedagógico do projecto, é "estimular a realização e evolução de jornais escolares" num número cada vez maior de escolas. E os jornais escolares têm um papel importante porque não só fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos e de identidade de cada escola, como funcionam como um instrumento cívico de discussão de temas relevantes e como meio de comunicação entre a comunidade escolar e o meio envolvente.


A iniciativa está aberta a todos os agrupamentos escolares e estabelecimentos de ensino do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de norte a sul do país, regiões autónomas e comunidades portuguesas no estrangeiro. As inscrições têm de ser feitas até ao dia 30 de Março e os materiais terão de ser enviados durante o mês de Junho.


Podem concorrer publicações em suporte de papel - com pelo menos três edições - ou jornais electrónicos - com, no mínimo, três actualizações de fundo. Os premiados serão conhecidos até final do mês de Outubro.


No 1.º escalão - para estabelecimentos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e jardins-de-infância - e no 2.º - escolas secundárias e profissionais - os vencedores poderão receber 3700 euros, para o 1.º prémio, 2500 euros, para o 2.º, e 1250 euros para o 3.º lugar. O 3.º escalão é referente apenas aos jornais electrónicos e tem um prémio único no valor de 2500 euros.


Serão ainda atribuídos dois prémios especiais: um prémio para distinguir o melhor grafismo, no valor de 600 euros, e um prémio especial, no valor de 2500 euros, a que só se podem candidatar os jornais escolares premiados na edição do ano passado. O valor dos prémios destina-se a ser utilizado no desenvolvimento de um projecto de comunicação.


Para saber mais, consulte: http://www.publico.clix.pt/homepage/projectos/pubnaesc/
Categorias: